REFRIGERANTES: UM PROBLEMA PARA OS DENTES

Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores podem levar à perda dental.

Está-se Bebendo Cada Vez Mais

Quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes? Estimativas apontam que pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro porções por dia.

Crianças e adolescentes não são os únicos em riscos. O consumo em excesso de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental.

O Que Fazer?

Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes consumidos, eis algumas dicas:

  • Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: tenha na geladeira bebidas com agua, sucos naturais sem adição de açúcares.
  • Enxague a boca com água: após consumir o refrigerante fora de casa, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida.
  • Use creme dental com flúor: o flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte do dente.